Sim à Organização | Como Organizo os Meus Dias

Olá pessoal!

Posso dizer que agora sou uma pequena maluquinha por organização, e vejo o quanto ela é importante para uma vida melhor e para que nos sintamos mais bem sucedidos. Já fui muito desorganizada no que toca ao planeamento dos meus dias, e o resultado não era bom. Se por acaso vocês têm o mesmo problema aconselho-vos a ler este post para perceberem o quão importante a organização é. Organizo os meus dias de várias formas e vou partilha-las convosco!

 

Razões para dizer Sim à Organização

Uma pessoa organizada não sofre de tanto stress e ansiedade. O facto de nós estruturarmos o nosso dia faz com que não só nos sintamos mais produtivos, como o somos verdadeiramente. E o facto de planearmos o nosso dia, e sermos efetivamente mais produtivos, dá-nos um descanso de maior qualidade ao final do dia. Uma pessoa organizada, ao planear bem o seu dia, dedica o tempo necessário a cada tarefa, e evita o desperdício de tempo à procura de coisas que podem ter ficado perdidas na desorganização, ou seja, aproveita melhor o seu tempo. E a organização tem um grande impacto nas nossas emoções, porque quando as coisas não correm da forma como queremos sentimo-nos tristes, frustrados, etc. Se formos capazes de definir os nossos objetivos e saber quais as nossas prioridades seremos pessoas mais felizes!

 

Dicas que te Ajudam a Ser Organizada

• Utiliza um calendário, uma agenda e/ou um caderno;

Estas 3 simples dicas vão tornar a tua vida muito mais fácil. Utilizar uma ferramenta que te permita ter acesso visual a tudo aquilo que tens para fazer é muito importante. Por isso recomendo que sejam num formato de papel em que possas escrever para depois poder olhar de novo e organizar a tua vida. Esta é uma tarefa um pouco difícil porque existem vários tipos de agendas, e encontrar uma que funcione para nós é sempre um desafio. Eu por exemplo até já criei o meu próprio planner, a meu gosto. Podem escolher printables, agendas, planners, cadernos, calendários. Podem até podem combinar alguns destes métodos para uma melhor organização, eu própria já o fiz e continuo a fazê-lo.

• Estabelece um data para planear a semana;

Estabelecer uma data é também algo muito importante a fazer. Ter uma hora de um determinado dia para planear tudo o que temos que fazer naquela semana é crucial. Geralmente o melhor dia para essa função é o domingo. Claro que é perfeitamente normal termos de acrescentar novos afazeres que nos surgem durante a semana, mas devemos marcar todos os encargos principais.

• Prepara o máximo de coisas no dia anterior;

Talvez esta dica não tenha tanto a ver com organização propriamente dita, mas com uma melhor gestão do tempo. Mas é sempre bom relembrar a máxima do “Não deixes para amanhã aquilo que podes fazer hoje!”. Quantas mais tarefas fizermos num dia, menos teremos para fazer no próximo, ou pelo menos não teremos tanta coisa acumulada. Algumas coisas simples que podemos fazer é por exemplo, preparar o nosso outfit na noite anterior, assim já não perdemos tempo a pensar no que vestir nem corremos o risco de nos atrasar. Outro exemplo é deixar preparados todos os papeis, livros, entre outras coisas que possamos precisar nas nossas malas.

 

Como é que Eu Organizo os Meus Dias

  • Agenda

Já utilizei, em outros anos, planners e adoro o facto de eles englobarem praticamente tudo o que é necessário para termos a nossa vida muitíssimo organizada (até foi por isso que criei o meu próprio). Este ano decidi utilizar uma agenda e também gosto muito. A primeira coisa que faço é, no domingo, escrever todas as tarefas que tenho que realizar naquela semana. Claro que durante a semana vão surgindo novos encargos e também temos de os ir marcando.

Como podem ver nas imagens a baixo, escrevo tudo o que tenho para fazer no dia e horário respetivos. Desta forma tenho uma pequena ideia do tempo que vou despender para realizar uma determinada tarefa. Depois acabo por “encaixar” outras tarefas em horários que permitam ao meu dia ser mais fluído, bem como que permitam que eu possa ser mais produtiva.

    

 

Uma das coisas que adoro na minha agenda é ter uma overview do ano inteiro, bem como do ano seguinte. Acho essa característica muito útil, porque se marcarmos através de código (por exemplo) todas as nossas tarefas podemos ter uma noção de quando temos alturas mais complicadas a nível de afazeres. Algo que me faz falta nesta agenda é a overview de cada mês (algo que também acho bastante conveniente). Por exemplo, para mim isto é útil para saber quando são as frequências da universidade, assim posso ver quais as semanas mais preenchidas e preparar com antecedência quanto tempo tenho de despender para estudar, quais as tarefas que tenho de “tirar do caminho” para estar livre para estudo, etc.

 

Como já devem ter reparado também utilizo stickers para me ajudar a visualizar tudo aquilo que tenho para fazer. Para além de serem muito apelativos e decorarem a agenda, se os soubermos usar são uma ótima forma para codificar (através de cores, por exemplo) que tipo de tarefas temos para fazer. Eu por exemplo utilizo os stickers em forma de livro para assinalar as datas das frequências, e cada cor corresponde a uma disciplina. Utilizo também os stickers em forma de coração para assinalar quais os dias em que vou fazer um post no blog e a cor determina qual é a categoria na qual o post se insere.

 

Outra característica que aprecio, e acho muito útil, nas agendas é quando elas possuem uma grelha para registarmos os nossos gastos. Este é dos pontos mais difíceis de controlarmos e por isso mesmo é super importante termos um grelha deste género. Antes de utilizar uma destas pensava que não era muito importante, mas agora que a utilizo recomendo a todos. Esta é uma ótima forma de vermos quanto dinheiro é que estamos a gastar e em que é que o estamos a gastar. Depois de analisarmos esta tabela podermos eventualmente poupar em gastos menos bons que possamos estar a ter.

 

  • Caderno

Agora que tenho o blog, utilizo um caderno para fazer anotações para o blog. No caderno escrevo novas ideias para posts e sintetizo também quais as ideias principais/informações que quero transmitir em cada um deles. Escrevo tudo aquilo que preciso reunir (desde fotos, ideias, objetos, etc) para falar sobre um determinado tema. Organizo este caderno dividindo-o pelas categorias do blog para ser mais fácil de gerir e encontrar o que pretendo.

        

 

  • Telemóvel

Tenho o cuidado de ter a minha agenda sempre comigo, mas nem sempre é possível. Quando não tenho a minha agenda à mão costumo criar um novo documento nas notas do telemóvel e marcar o que tenho a fazer, ou apenas alguma ideia que tive naquele documento. Às vezes também utilizo os lembretes para não me esquecer de nada.

    

 

Uma boa tática para se sentirem produtivos é escrever tudo o que pretendem fazer naquele dia, desde tomar banho, fazer exercício, limpar o vosso quarto, estudar, etc. Vão ver que “riscar” uma tarefa da vossa lista vai dar-vos mais motivação para serem organizados e vai fazer com que se sintam mais produtivos. Estabelecer prazos (realistas, é claro) para realizar uma tarefa e fazer de tudo para conseguir realiza-la é algo também muito saudável. Manter o nosso espaço limpo e arrumado é algo que nos inspira a ser mais produtivos e deixa-nos mais felizes. A organização é importante para não querermos fazer tudo ao mesmo tempo, gerir o tempo e fazer uma coisa de cada vez é muito importante para que tudo dê certo e para que sejamos bem sucedidos.

Estas são então algumas das minhas dicas para que consigam ter uma vida mais organizada, produtiva e feliz! Se estão já a fazer algumas delas, continuem e tentem melhora-las, verão ainda melhores resultados! Se não as estão a cumprir, aconselho-vos vivamente a fazê-lo porque fazem uma grande diferença nas nossas vidas que são cada vez mais “atrapalhadas” pelo ritmo rápido do mundo.

Beijinhos!!

 

 

Por favor segue-me e faz like:

3 Replies to “Sim à Organização | Como Organizo os Meus Dias”

  1. Que menina organizada !! 🙂

  2. Adoro o teu blog, e as maneiras como te organizas! Eu começo sempre com uma agenda super gira no inicio do ano, super empenhada e passado 2 meses, pufff já deixei de a usar. Sou um desastre!

    Beijinhos,
    http://filipamarquesz.blogspot.pt/

    1. Patrícia Silva says: Responder

      Obrigada querida!! 😀
      Ahahah, isso também acontecia comigo… Mas dava por mim a utilizar papeis e papeizinhos com notas em relação ao que tinha que fazer, por isso mesmo fiz o propósito de me agarrar a uma agenda e escrever lá tudo! Para além de me sentir mais organizada e de o ser efetivamente, também acabo por me sentir mais produtiva!
      Espero que consigas melhorar ahah 🙂
      Beijinhos!! 🙂

Deixe uma resposta