Happy #FirstBlogiversary

Happy First Blogiversary!! Fez, no dia 22 de janeiro, exatamente um ano em que carreguei no botão “Publicar” do primeiro post do meu blog. Um início atribulado, com um blog feito em WordPress, que nem estava muito a meu gosto, mas que duas semanas depois se tornou em algo real (e do qual me orgulho muito) quando decidi investir a sério neste projeto! Esta semana estou a celebrar o primeiro aniversário do I’m Patrícia Silva pois agora é que faz um ano que finalmente agarrei este projeto a sério.

Não era, nem sou uma fotografa, não era, nem sou uma escritora, e não me sentia 100% à vontade para embarcar nesta aventura (e ainda hoje nem sempre me sinto 100% à vontade), mas a verdade é que me aventurei e segui o meu coração, no matter what!

Com um nome muito básico (what can I say) decidi atirar-me de cabeça para o mundo dos blogs, e aqui estou eu hoje, a escrever-vos isso com uma alegria tão grande que não me cabe no coração e acaba por transbordar pelos dedos…

 

 

O Início

Para vos ser sincera, o lançamento do meu blog não foi de todo por eu ter uma ideia inovadora no que toca ao conteúdo online… Decidi cria-lo porque queria um novo desafio!


Uma das coisas que me dá mais gosto em ter um blog é o facto de este me obrigar a aprender e pesquisar, para vos dar a melhor opinião que puder, seja em que assunto for!
Adoro o facto deste projeto puxar-me para fora da minha zona de conforto e obrigar-me a explorar todas as coisas que de outra forma eu não iria explorar.
A minha intenção é, e sempre foi, partilhar convosco o que vou aprendendo durante a minha jornada de crescimento pessoal e profissional.

 

O Meio

Infelizmente, durante este ano inteiro de blog nem sempre tive motivação para escrever e/ou fotografar… Mas isto em nada teve a ver com o próprio blog. Ao longo do ano, foram surgindo algumas situações pessoais que me deixaram um pouco em baixo, e infelizmente o blog é que sofreu com isso…
Existiram momentos em que eu me sentia muito pouco inspirada e sem criatividade nenhuma e acabei por fazer um post ou outro dos quais não me orgulho assim tanto… Existiram alguns momentos em que pensei que um post seria tão giro e diferente, mas que no final acabou por ser apenas mais um no meio de tantos outros…

Nem tudo foi um mar de rosas… E por vezes a ânsia de eu querer fazer tantas coisas e todas elas bem feitas acabava por me levar a não fazer bem feito e a não fazer o que eu verdadeiramente queria fazer…

 

O Fim

Um ano depois, posso dizer-vos que a decisão de criar um blog não foi fácil, maioritariamente por me preocupar demasiado com a opinião das outras pessoas… Sempre fui muito insegura, mas tenho tentado não o ser, e o blog foi a maior decisão que já tomei em relação a esse assunto da insegurança. Cheguei à conclusão de que eu não posso ser o meu próprio entrave. Cheguei à conclusão de que não posso ter medo de ser eu mesma, ou de fazer aquilo que gosto com medo de que os outros me julguem ou critiquem (muitas das vezes de forma não fundamentada).

Não é o fim do blog, mas é o fim do blog como ele foi ao longo do ano de 2018… O meu mindset para este projeto é outro e o meu compromisso para com ele é ainda maior do que aquilo que foi ao longo do último ano.

 

 

O Que Aprendi

 

  • Dá muito mais Trabalho do que Parece
    A verdade é que publicar um post implica muitas coisas que maior parte das pessoas que visita o blog não vê. Não é apenas escrever qualquer coisa e colocar umas fotos bonitas. É preciso pensar e pesquisar sobre o conteúdo que se coloca online e organiza-lo. É necessário colocar fotos muitas das vezes pensadas e que completem de forma lógica o conteúdo. Dá um pouco de trabalho pensar em tudo isso e verificar se está tudo ok.

  • É um Trabalho de Autossuperação
    Isto porque estamos sempre a tentar fazer mais e melhor do que foi feito anteriormente. E acaba por até ser mau para nós, porque nem sempre vamos gostar ou ficar satisfeitas da mesma forma com o conteúdo que colocamos online, por isso é preciso saber lidar com essa situação… No entanto, é sempre importante tentarmos essa autossuperação, mas sem nunca nos deixarmos abalar por ela…

  • A Comunidade é Muito Importante
    É importante compreender que a comunidade é algo maravilhoso (pelo menos é mesmo assim que eu vejo)… Ninguém está aqui para competir, e há espaço para todos! Na comunidade podemos aprender coisas novas e ganhar/trabalhar novas ideias… É muito importante que nos envolvamos porque acaba por ser muito gratificamente para nós…

 

E Agora?

Por fim… Tenho de vos dizer que lançar um blog foi emocionante, assustador e gratificante ao mesmo tempo. Mas a experiência tem sido incrível e tenho aprendido imenso acerca de assuntos que me interessam muito. Dá-me muito gosto aprender e aprofundar mais ainda aquilo eu aprendi durante a minha licenciatura e orgulha-me muito saber que estou a fazê-lo sozinha… Tenho aprendido sobre marketing digital, edição, fotografia, wordpress, sobre o próprio google e sobre tantas outras coisas super interessantes para a minha área de estudos e para o blog.

Diverti-me muito a pensar em conteúdo, bem como a cria-lo! Tirar fotografias foi das coisas que mais gozo me deu (e continua a dar) porque me divertia (e divirto) imenso a preparar tudo e a fazer os 100, 200 ou 300 takes necessários para conseguir ter a fotografia perfeita ahah! Para acompanharem mais fotos minhas vejam a minha página de Instagram ao clicar aqui.

Estou pronta para o segundo ano do meu blog, espero que ele cresça e que o segundo ano seja melhor que o primeiro! Apreciava e agradecia muito que me dessem algum feedback e algumas sugestões em relação ao que querem ver por aqui no próximo ano. Conto com vocês! 

Beijinhos!!

Seguir:

4 Comments

  1. Carla
    6 Fevereiro, 2019 / 11:07

    Fiquei muito feliz quando decidiste criar este projecto, fico ainda mais feliz por nunca teres desistido dele independentemente das situações pessoais que se passaram ao longo deste ano! Sei que é muito fácil perder a motivação, mas há que insistir e nunca desistir… Continua assim, o blog está muito giro! beijinhos ♥︎

    • 6 Fevereiro, 2019 / 21:05

      Muito obrigada pelo carinho e pelo apoio que me deste desde o início 😍
      Ainda bem que compreendes… Isso realmente acontece em todas as “áreas” das nossa vida… Infelizmente por vezes sentimo-nos perdidas e começamos a duvidar sobre se vale mesmo a pena ou não continuar… Mas é mesmo isso, o importante é nunca desistit… 😊
      Beijinhos 😘

  2. 6 Fevereiro, 2019 / 11:42

    Parabéns pelo teu primeiro ano de blog e gostei bastante do teu texto. É mesmo isso, nem sempre as ideias surgem nos dias em que deviam surgir, nem sempre o tempo permite fazer as coisas da forma que queríamos fazer, nem sempre olhamos para o resultado e vemos aquilo que queríamos ver.
    Mas é um dia atrás do outro e enquanto der prazer é isso que importa.
    Que venham muitos mais anos e o blog se torne ainda mais aquilo que idealizas.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    • 6 Fevereiro, 2019 / 21:14

      Muito obrigada 😍😍😍
      É tão verdade… Às vezes parece que maior parte das coisas dá para o torto e é preciso não desanimar…
      Espero que o próximo ano do blog me traga muito mais do que este ano me trouxe! Mil beijinhos 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *