Como fazer a Manicure em Casa: Passo a Passo

im patricia silva blog

Sim… Fazer uma manicure em casa pode ser muito desafiante… Não sabemos limar as unhas e ficam todas tortas, depois tentamos pintar e borramos o verniz todo… Passam-se 10 minutos e já não temos paciência nenhuma para fazer mais nada… Pois bem… We all have been there, eu inclusive! Mas vou partilhar convosco as melhores dicas e conselhos para vos ajudar a fazer uma boa manicure em casa. Talvez no final deste post até já pensem que fazer a manicure em casa não é assim tão mau…

Também eu já muitas vezes fui a salões de beleza e esteticistas para cuidar das minhas unhas, mas depois de vários meses a gastar entre 10€ a 25€ de 3 em 3 semanas e de ficar com as unhas super frágeis, decidi começar a fazer a minha própria manicure.
Sim, posso não saber fazer toda aquela nail art magnífica, mas vou praticando e explorando até que o efeito fique bastante semelhante. Ainda por cima se gostam gostam de unhas mais simples não há desculpa para não tentarem e pouparem um pouco de dinheiro.

Como fazer a Manicure em Casa

1º Passo: Mãos e Unhas Limpas

O primeiro passo, que considero muito básico, mas que nem toda a gente se lembra quando começa a fazer a sua manicure é ter as mãos limpas. Nada de começar a fazer a manicure sem ter lavado bem as mãos e ter retirado todo o verniz anterior das unhas. Depois de teres feito isso, começa por certificar-te de que antes de começares também tens as unhas bem secas uma vez que não queremos que as unhas fiquem oleosas. Por essa razão, também não podes colocar creme hidratante nas mãos depois de as lavares, se o fizeres é muito provável que o verniz não agarre bem às tuas unhas.

2º Passo: Limar a Unhas na Mesma Direção

Eu sei que isto pode ser um pouco difícil, para mim também foi e requer alguma disciplina da nossa parte, mas na minha opinião esse é um cuidado a ter para que as nossas unhas não partam tão facilmente. As unhas devem ser limadas sempre na mesma direção a partir de cada uma das extremidades até ao centro da unha. Para além disso, na minha opinião, limar as unhas na mesma direção permite-nos ter mais algum controle sobre o formato das nossas unhas.

Também o formato das nossas unhas é bastante importante para uma boa manicure pois devemos escolher um formato que nos fique bem. No meu caso, como sinto que tenho os dedos um pouquinho mais grossos do que gostava, os formatos que mais gostos são o formato amendoado e o formato oval porque dão a ilusão de me alongar mais os dedos e consequentemente fazem com que pareçam mais finos do que realmente são (podem ver as minhas unhas aqui).
Ao clicar aqui podem ver vários formatos de unhas e escolher qual o que mais gostam e/ou que acham que vos vai ficar melhor.

3º Passo: Aplicar uma Camada de Verniz Base

Aplicar uma camada de verniz base antes de aplicar um verniz de cor faz toda a diferença e é essencial. Este passo ajuda a proteger as unhas dos químicos do verniz de cor, a fixar muito melhor o verniz seguinte, faz com que a manicure dure mais tempo e evita que as unhas fiquem amareladas e estragadas.

4º Passo: Aplicar o Verniz com Poucas Pinceladas & Camadas Finas

Pois bem… Já sei que todas nós nos queremos despachar, mas a verdade é que mais vale fazer esta parte com calma do que tentar apressar com camadas grossas que depois demoram uma eternidade a secar. Certifiquem-se de que o pincel está bem revestido de verniz, mas não com excesso. Na minha opinião poucas pinceladas é a melhor opção, basta darem 3 ou 4 pinceladas.

Em primeiro lugar, pintem no centro da unha desde a raiz até à ponta, só depois pintem os lados e conectem com a pincelada central. Como já referi à medida que pintam as unhas não façam camadas demasiado grossas e tentem fazer tudo em poucas pinceladas para que o verniz fique liso. Duas a três camadas finas são suficientes para atingir o efeito desejado. É importante referir que se as camadas finas demorarem muito tempo a secar, aconselho a que evitem acelerar o processo e soprar as unhas porque isso pode cria bolhas de ar e impedir que o produto adira à superfície da unha.

Para quem está a começar ou então acha que tem pouco jeito para pintar as unhas, o que aconselho é que comecem com tons claros ou nudes. Os tons nude estão super na moda, são elegantes e intemporais e para além disso tornam muito mais fácil esconder e/ou remendar um erro.

5º Passo: Aplicar uma Camada de Verniz Top Coat

A verdade é que não há nada, ou quase nada, que uma camada de verniz top coat não resolva. O verniz top coat para além de aumentar a durabilidade do verniz de cor também o protege. Um truque que utilizo com muita frequência é aplicar mais uma camada fina de top coat cerca de dois ou três dias depois de ter feito a minha manicure para recuperar alguma luminosidade que se possa ter perdido e evitar que o verniz lasque e/ou descasque mais cedo do que quero. Na minha opinião a utilização de um verniz top coat é crucial para uma manicure bonita!

6º Passo: Retirar o Excesso de Verniz

Se por alguma razão nos excedemos na aplicação do verniz ou se a nossa mão tremeu um pouquinho e pintamos fora da unha tenho duas soluções. A primeira solução é utilizarem uma caneta com removedor de verniz. A segunda é utilizarem um pouco de algodão embebido em removedor de verniz enroscado na ponta de um pauzinho de madeira.

7º Passo: Hidratar as Cutículas e as Mãos

Para finalizar uma boa manicure este também é uma passo muito importante. Hidratar deixa as mãos macias e protege-as contra agentes nocivos para as mãos e unhas. Ter um óleo para hidratar as cutículas também é fundamental para que as nossas unhas cresçam mais fortes. Por isso não se esqueçam que: hidratar sempre!

Espero que todas estas dicas te tenham sido úteis e que a partir de agora comeces a praticar mais a tua manicure. Fazer uma manicure em casa pode ser também uma forma de trabalhares a tua criatividade e descobrires uma nova paixão. Para além disso quão bom é poupar um pouquinho numa coisa que podemos ser nós a fazer? Quem de vocês já faz a sua manicure em casa? Têm mais algumas dicas que possam dar? Deixem aí nos comentários!

Seguir:
Patrícia Silva
Patrícia Silva

Natural da ilha de São Miguel, nos Açores e licenciada em Relações Públicas e Comunicação, aventurou-se no mundo digital lançando o seu blog em fevereiro de 2018. A autora do I’m Patrícia Silva é uma grande amante do mundo da beleza, tendo uma fraquinho especial por maquilhagem e skincare!

Partilha:

4 Comments

    • Patrícia Silva
      Autor
      7 Maio, 2020 / 13:37

      Ahahahah exato! Há dias em que a inspiração e a precisão estão melhores ahaha! Acontece eheheh
      Beijinhos 😘

  1. 14 Maio, 2020 / 10:38

    Olha esse ideia do pauzinho com algodão é otima! 😮 Nunca me lembrei de tal coisa!

    Obrigada 😀
    Um beijinho*

    • Patrícia Silva
      Autor
      16 Maio, 2020 / 14:36

      Ahah a sério? Fico super feliz por ajudar…
      Beijinhos 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.