Esfoliação Física VS Esfoliação Química da Pele

Com tanta hype deste tipo de produtos na internet e redes sociais, é normal que uma das derradeiras questões seja relacionada com a esfoliação do rosto. Afinal o que é a esfoliação física da pele e o que é a esfoliação química da pele? E por que tipo de esfoliação devemos optar para o melhor cuidado com a nossa pele? Por este ser um tema tão confuso, decidi falar-vos um pouco destes dois tipos de esfoliação e dar-vos a minha opinião sobre ambos.

O Que é a Esfoliação

Antes de mais é importante compreender o que é efetivamente a esfoliação. Este é um método para remover as células mortas da superfície da pele, a fim de promover a renovação e o brilho da mesma. Ao remover as células mortas da nossa pele (claro que de uma forma segura), o nosso corpo é estimulado a criar novas células saudáveis. Este processo tem como objetivo evitar a pele seca, o envelhecimento precoce e conferir à nossa pele algum brilho e uma melhor textura. Assim sendo, a esfoliação é um passo fundamental para prevenir alguns dos problemas que a nossa pele pode vir a ter, bem como para deixa-la com um aspecto mais jovem e saudável. 

Esfoliação Física VS Esfoliação Química da Pele

Como já perceberam existem duas formas principais de realizar esfoliação à nossa pele: a física e a química. E como devem calcular estas duas formas de esfoliação são bastante diferentes uma da outra.

Esfoliação Física

Este tipo de esfoliação é feita de forma mecânica, retirando as células através do atrito que é gerado. Assim sendo a esfoliação física é feita através de, por exemplo, uma escova de limpeza elétrica, micro-esferas, bem como através de lavagens faciais, com esfoliantes de sal, açúcar, entre outros.

Esfoliação Química

A esfoliação química é realizada através de produtos com ingredientes químicos como os ácidos salicílico, láctico e/ou glicólico. Esses produtos fazem com que as células mortas acabem por se desprender da pele, deixando-a com mais brilho e uma textura melhor.

Que Tipo de Esfoliação Prefiro

Depois de ter experimentado ambos os tipos de esfoliação e de me ter informado um pouco mais sobre todo esse processo, não tenho dúvidas de que prefiro a esfoliação química.
Apesar de a palavra “químico” ser bastante assustadora, considero que a esfoliação química da pele é bastante melhor, pelo menos para a minha pele. Considero este método mais seguro uma vez que, para além de o achar mais eficaz, não estamos a esfregar particulas no rosto que o podem deixar irritado e sensível.

Que Ácidos devo Utilizar

Agora se calhar estão a pensar “O que raio são todos esses ácidos?” e eu não vos culpo, é normal! No início, todos eles podem ser bastante confusos. Mas se quiserem, posso criar um artigo no blog onde explico todos os ácidos que existem, bem como o que cada um deles é e qual a sua função.
No post de hoje, e apenas de uma forma básica, posso já adiantar-vos que alguns dos ácidos que devem querer ter nos vossos podutos de cuidados de rosto são os seguintes:

  • Salicílico
  • Lático
  • Hialurônico
  • Glicólico

Muitas das vezes vão encontrar em alguns produtos ácidos com o nome de “AHA” e de “BHA” e não descritos como vos descrevi em cima, mas aqui têm uma cábula rápida para verificarem que ácidos correspondem ao “AHA” e “BHA”.

Quantas Vezes devo Esfoliar

Como a esfoliação é um processo um pouco severo para o rosto há que não exagerar na quantidade de vezes que é feita. Existe uma frequência ideal para esfoliar a pele do rosto! Na minha opinião, a esfoliação física pode ser realizada até duas vezes por semana. Mas já a esfoliação química, dependendo do ácido que está a ser utilizado e da sua concentração, pode ser feita entre uma a duas vezes por semana ou até apenas uma vez por mês. Contudo, devem sempre ver as indicações de cada produto e tentar saber como é que ele vai reagir no vosso tipo de pele. Só com todos estes cuidados é que este processo será feito da melhor forma possível e com a menor quantidade de riscos.

Notas

  • No que toca à inclusão de esfoliação química na rotina de cuidados de rosto é importante garantir que apenas 2 a 3 produtos contenham os ácidos acima referidos. Se a pele for exposta em demasia a estes ácidos pode correr o risco de haver esfoliação excessiva, que poderá resultar em vermelhidão e irritação da pele.
  • Nunca se esqueçam de que esfoliar é muito importante, mas para utilizarem este tipo de produtos esfoliantes (físicos ou químicos) é necessária uma rotina de cuidados de rosto sólida e que consiga dar resposta às necessidades da vossa pele. Depois da utilização de produtos esfoliantes é de extrama importância a hidratação e proteção do rosto.
  • É muito importante ter noção de que maior parte dos produtos de skincare não traz resultados imediatos. O mesmo acontece com os produtos de esfoliação, mas tal não significa que não estejam a cumprir o seu propósito.

Espero que este post vos tenha sido útil e se tiverem dúvidas, por favor digam nos comentários que vou tentar responder a tudo da melhor forma possível. Costumam fazer esfoliação? Se sim, que tipo de esfoliantes utilizam? Contem-me tudo nos comentários…

Seguir:
Patrícia Silva
Patrícia Silva

Natural da ilha de São Miguel, nos Açores e licenciada em Relações Públicas e Comunicação, lançou o seu blog em fevereiro de 2018. A autora do I’m Patrícia Silva é uma grande amante do mundo da beleza, tendo uma fraquinho especial por maquilhagem e skincare!

Partilha:

22 Comments

  1. 31 Maio, 2020 / 18:07

    Olá, adorei o teu post 🙂

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    • Patrícia Silva
      Autor
      1 Junho, 2020 / 10:46

      Obrigada!
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      4 Junho, 2020 / 12:21

      Ainda bem que gostaste do artigo! Estou muito estusiasmada para explorar ainda mais esse assunto aqui no blog! Vou fazer um post sobre os produtos que utilizo, mas por enquanto tenho utilizado um da The Ordinary que é vermelho (ficou super famoso no Tik Tok), basta pesquisares que vai aparecer logo (é o que está aqui na imagem do blog também)!! Mas fica atenta para um post super completo aqui no blog!
      Beijinhos 😘

  2. 1 Junho, 2020 / 14:23

    Amei toda a explicação.
    Eu tenho alguns produtos com hialurônico e com ácido glicólico e estou amando.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    • Patrícia Silva
      Autor
      4 Junho, 2020 / 12:21

      Ainda bem que gostou! Boa! São produtos ótimos quando suados corretamente!
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      4 Junho, 2020 / 12:17

      Ainda bem que gostas! Se queres saber mais subscreve ao blog porque tenho muito conteúdo sobre esse assunto agendado!
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      4 Junho, 2020 / 12:17

      Eu considero um ótimo tipo de esfoliação, bem melhor que a física… Se precisares de ajuda diz!
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      4 Junho, 2020 / 12:18

      Eu super aconselho! Se precisar de ajuda fale comigo… Eu vou lançar muitos mais artigos no blog sobre esse assunto, fique atenta!
      Beijinhos 😘

  3. Maria Vieira
    4 Junho, 2020 / 18:10

    Eu também prefiro a esfoliação química, desde que experimentei o esfoliante da Ordinary não quero outra coisa. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    • Patrícia Silva
      Autor
      7 Junho, 2020 / 19:03

      Sim! É amazing quando bem usado! Adoro!
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      7 Junho, 2020 / 19:04

      Ainda bem querida!! Consola mesmo a pele e alma ahahah
      Beijinhos 😘

  4. 4 Junho, 2020 / 22:10

    Olá, tudo bem?
    Confesso que nem sabia sobre essa esfoliação química, fiquei bem curiosa!
    Beijos1

    • Patrícia Silva
      Autor
      7 Junho, 2020 / 19:05

      Oh babe! Espero que este artigo tenha sido útil… Vão sair mais artigos sobre isso no blog!
      Beijinhos 😘

  5. Meloren Moreira
    5 Junho, 2020 / 12:44

    um belo post com utilidade pública, e bem explicado, parabéns

    beijo
    A mina de fé

    • Patrícia Silva
      Autor
      7 Junho, 2020 / 19:05

      Muito obrigada! Adoro ajudar e desmistificar os cuidados de rosto da melhor forma que sei!
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      12 Junho, 2020 / 12:15

      Muito obrigada!
      Beijinhos 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.