Maquilhagem Simples: Dicas para Iniciantes

Fazer uma maquilhagem simples não é necessariamente mais fácil, principalmente se todos os passos para a execução de uma maquilhagem estiverem envolvidos. É preciso ter algum conhecimento em relação aos produtos que dão um ar mais natural e effortless, mas que também sejam fáceis de utilizar.
Antes de mais… Sei que já estão fartas de que eu diga isso, mas quero relembrar que quer seja uma maquilhagem simples ou elaborada têm mesmo de cuidar da vossa pele através de uma rotina de cuidados de rosto sólida, e têm de utilizar os produtos indicados para a vossa pele.

A Maquilhagem Simples é Tendência

Não sei se já repararam, mas as tendências de maquilhagem para o verão de 2020 passam muito pela maquilhagem simples, com efeito iluminado e glossy tanto no rosto, como nos lábios e até nos olhos.
E a melhor parte de uma maquilhagem simples e fresca é o facto de à partida ser mais fácil mantê-la no rosto. No entanto se costumam a ter dificuldades em manter a vossa maquilhagem intacta aconselho a que leiam este artigo com 5 Dicas para a Maquilhagem Durar.

Os Produtos & Passos que Recomendo para uma Maquilhagem Simples

Para não complicar todo o processo, na minha opinião, o truque é a utilização de poucos produtos, bem como de produtos versáteis. Quando me refiro ao facto de serem produtos versáteis refiro-me ao facto de podermos fazer várias coisas diferentes com um único produto, por exemplo. Mas também me refiro ao facto de ser um produto de fácil aplicação. Na minha opinião existem vários passos para uma pele imaculada, mas que não fique pesada. Depois da devida skincare, que nunca pode faltar, é hora de passar à maquilhagem.

Uniformizar a Pele e Corrigir Imperfeições

Primer

Sim… Eu sou das pessoas que considera que um primer é essencial para a maquilhagem. Não só ele permite que a maquilhagem fique mais bem aplicada como também dura mais tempo e nós queremos ambas as situações!

Base ou BB Cream

Acho que todas nós adoramos corrigir as imperfeições que temos no rosto, por muito pequenas que possam ser. Se gostam de alta cobertura, fica sempre um pouco mais difícil a aplicação ser mais fácil. Eu adoro a Base 24h Fresh Wear da L’Óreal para um efeito com boa cobertura, mas com um acabamento natural, é sem dúvida a minha base de eleição durante todo o ano!
Se gostam de algo com menos cobertura então um BB Cream é uma ótima opção. Eu não costumo utilizar BB Cream, mas se utilizo tenho um da Oriflame do qual gosto bastante.
Por fim, uma das minhas opções mais utilizadas durante os dias de verão são mesmo protetores solares com cor! Este tipo de produto funciona muito bem porque para além da boa cobertura também nos dão a tão importante proteção solar, para além disso dão-nos a possibilidade de corrigir o rosto rapidamente e com uma maior despreocupação.

Matificar o Rosto

Pó Compacto

Se têm tendência a ficar com alguma oleosidade na tez recomendo a que matifiquem o rosto com um pó translucido. Eu utilizo o da Coty Airspun que é super barato, mas bem fino e suave. Geralmente se utilizo protetor solar com cor não costumo matificar o rosto, para além disso o protetor que estou a utilizar de momento está preparado para peles oleosas/mistas e tem um toque seco.

Afinar o Rosto

Pó Bronzeador

Eu pessoalmente gosto de um look bronzeado, especialmente no verão! Mas só faço isso se realmente estou a utilizar maquilhagem. Lembram-se quando falei de produtos versáteis? Pois bem, o pó bronzeador é um deles. Para além de o utilizarem para esculpir um pouco mais o vosso rosto e bronzear a pele também podem utiliza-lo para os olhos. Para definirem um pouquinho mais o vosso olhar, basta passarem um pouquinho de pó bronzeador com um pincel de esfumar (os mais fofinhos) no côncavo e canto externo e voilà, super rápido e fácil! Acreditem que esse pequeno passo demora menos de 1 minuto e faz uma grande diferença no olhar!

Iluminador

Na minha opinião o iluminador também não pode faltar de maneira nenhuma! Este é um produto que dá logo um ar muito mais saudável à nossa pele e um pop de especial. Tal e qual ao pó bronzeador, também o iluminador é um produto versável uma vez que para além de o aplicarem nos zonas do vosso rosto que querem destacar também podem aplicar um pouco de iluminador nas pálpebras e dá logo um up ao look! Se faço isso até costumo fazê-lo com o dedo para ser muito mais rápido.

Máscara de Pestanas

Na maior parte dos dias de verão eu passo muito bem sem máscara de pestanas, apesar de adorar o efeito que ela dá! Mas quando quero dar um toque mais especial ao look utilizo uma boa máscara de pestanas para ajudar a abrir o olhar! Com certeza já ouviram falar da máscara de pestanas Lash Paradise da L’Óreal, uma máscara adorada por imensas pessoas e eu confesso que também sou mega fã. Geralmente é esta a máscara escolhida tanto para de dia como para de noite!

Para Finalizar

Fixador de Maquilhagem

Gosto imenso de finalizar a maquilhagem com um bom fixador de maquilhagem e por vezes até mesmo com uma água termal apenas para fundir toda a maquilhagem e hidratar a pele (no caso da água termal). Mas claro que isso só se justifica, pelo menos no cado do fixador, se de facto todos os passos acima mencionados foram feitos (principalmente o da matificação do rosto).

Batom Hidratante e/ou Gloss

Eu nunca fui muito de glosses, mas confesso que desde que comprei o Gloss Bomb da Fenty Beauty fiquei viciada nesse look! Especialmente no verão, ainda por cima este ano com as tendências todas a apontar para os looks glossy, estou completamente apaixonada. E claro, o Batom Hidratante nunca pode ficar esquecido não é mesmo?

E pronto, aqui estão todos os meus passos e truques para uma maquilhagem simples. Mas claro que se sentiram que estes foram muitos passos podem sempre saltar os que não vos interessarem. Por exemplo, obviamente que não precisam colocar nada nos vossos olhos ou podem apenas fazer uma das duas, ou matte ou brilho. Podem nem sentir a necessidade de matificar ou afinar o rosto. Falei-vos de passos simples e básicos para uma maquilhagem fácil e que tem o ar de put together para os meses mais quentes, mas claro que não precisam seguir todos os passos. Eu mesma muitas das vezes salto alguns dos passos que mencionei, dependendo do dia, da ocasião e da paciência eheh!
Estou curiosa, e vocês, costumam maquilhar-se com frequência no verão? Mudam a vossa rotina de maquilhagem para os meses mais quentes? Que passos é que costumam fazer?

Seguir:
Patrícia Silva
Patrícia Silva

Natural da ilha de São Miguel, nos Açores e licenciada em Relações Públicas e Comunicação, lançou o seu blog em fevereiro de 2018. A autora do I’m Patrícia Silva é uma grande amante do mundo da beleza, tendo uma fraquinho especial por maquilhagem e skincare!

Partilha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.