Meet My Home ❈ Sete Cidades

Como já devem saber, sou açoriana de gema e apesar da insularidade dos Açores, sou muito grata por viver aqui. Estas ilhas repletas de verde e a transbordar natureza são sem dúvida um pedacinho de céu…
Por vezes, quando estou a passear, dou por mim a contemplar tudo o que temos de tão bonito, mas que nem ligamos muito… Por vezes sinto que é tudo tão normal e que dou este pequeno paraíso como garantido… Esqueço-me que isto aqui é mesmo maravilhoso, e que sou uma sortuda por cá viver!

No seguimento deste pensamento lembrei-me de criar aqui no blog uma nova rúbrica chamada “Meet my Home”. Nesta rúbrica irei publicar posts sobre vários locais da ilha onde vivo, São Miguel, e talvez mais tarde, sobre outras 8 ilhas… Para começar em grande, porque não começar com um dos lugares mais conhecidos dos Açores e um dos “cartões-postal” da ilha verde? As Sete Cidades!

O Mito

Esta é uma das freguesias mais remotas de toda a ilha e é um local onde reina a paz e a calmaria. A freguesia é conhecida principalmente devido à sua lagoa, ou lagoas, a verde e a azul… Bem… Na verdade é mesmo só uma lagoa enorme, a maior de São Miguel, mas que visualmente deslumbra quem a vê com as suas duas cores distintas, o verde e o azul… Devido a esta particularidade, esta lagoa é até o centro de uma lenda de amor que podem ler aqui!

O Inacreditável

Mas a particularidade desta freguesia não se fica só por aí… Além da majestosa Lagoa das Setes Cidades que intriga quem por lá passa devido às suas duas cores, há também um hotel abandonado que se situa num monte mesmo de frente para a Lagoa que desperta a atenção de todos que por lá passam…

O hotel Monte Palace, o mais luxuoso dos Açores na altura, abriu no ano de 1989 e esteve aberto ao público apenas 1 ano e meio, encerrando logo de seguida depois de ter sido declarada falência. Mesmo assim, durante cerca de 20 anos, o hotel continuou a ser vigiado por seguranças e por cães de guarda, mas em 2011 a vigilância ao hotel acabou por cessar. A partir desta altura o hotel começou a ser vandalizado e a sofrer uma série de roubos. As pessoas levaram tudo o que pertencia ao hotel  (elevadores, carpetes, mármore, mobílias, eletrodomésticos), mesmo tudo o que possam imaginar… 

Devido à sua história chocante, este hotel já foi até estrela de várias reportagens, uma delas na rúbrica da Sic “Abandonados” que podem ver aqui (digo desde já que é super interessante e aconselho).
Hoje em dia, muitas das pessoas que visitam as Sete Cidades aproveitam para explorar por dentro o hotel que se encontra todo em ruínas, sendo este uma das grandes atrações do local… É sem dúvida uma experiência incrível andar dentro das ruínas do hotel que já foi o mais luxuoso dos Açores… E sem dúvida que no terraço do hotel, a vista que se tem para a Lagoa das Sete Cidades é a melhor!

A Paz

Se cá vierem, aconselho-vos também a descer à freguesia das Setes Cidades e aproveitar a paz que lá se sente. Se o fizerem, passear junto da lagoa é um must. Durante o verão até há quem aproveite o espaço em redor da lagoa para fazer piqueniques. Enquanto lá estiverem podem também visitar a Igreja de São Nicolau e tirar umas fotos bem bonitas.

Se por acaso começarem a ter fome, não se aflijam! Há uma casa de chá chamada “O Poejo”, onde podem lanchar ou almoçar. A Casa de Chá é muito acolhedora e tem uma decoração super gira e clean… Vejam tudo aqui.
Se puderem, façam alguma atividade na lagoa… O SUP e a canoagem são ótimas atividades para aproveitar a lagoa e interagir com a natureza! Podem simplesmente caminhar ou então, façam algum trilho lá perto… Existem imensas lagoas na zona das Sete Cidades e garanto-vos que não vão querer perder nenhuma delas!

E pronto pessoal, espero que tenham gostado do post! Se pretendem cá vir, não se preocupem, não fiz um grande spoiler… A ilha é mesmo para ser sentida e vivida, e se cá vierem vão sem dúvida perceber isso!
Digam-me nos comentários se já cá vieram e/ou se querem cá vir e o que acharam do post!

Beijinhos!!

Seguir:

4 Comments

  1. 29 Março, 2019 / 17:24

    Quero tanto ir aos Açores!! Não sabes mesmo a sorte que tens! Viver num lugar como esse deve ser maravilhoso. Afinal tem a melhor coisa que a Terra nos deu. A natureza. É um pena o hotel ter ficado assim e sobretudo por não tentarem fazer dele algo. A degradação é o pior de qualquer lugar!

    https://na-outramargem.blogspot.com/

    • 5 Abril, 2019 / 20:37

      Tens de cá vir 😍😍 Tenho a certeza que vais gostar! Se quiseres, contacta-me e tenho todo o gosto em ir mostrar-te alguns lugares que talvez não sejam tão conhecidos e etc 😋
      Infelizmente foi mesmo uma pena isso acontecer, mas agora sempre dá uma certa mística a este lugar… Btw, acho que não por muito mais tempo porque acho qe alguém já o comprou…
      Beijinhos 😘

  2. 4 Agosto, 2019 / 20:14

    Quero mesmo visitar os Açores! É um sítio mágico… Aliás, é o tesouro português 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *