Rotina de Cuidados com o Rosto Pele Mista | Verão

Finalmente venho falar-vos da minha rotina de cuidados com o rosto para pele mista e indicada para o verão. Neste artigo pretendo partilhar convosco todos os passos da minha rotina de skincare (diurna e noturna) para o verão e falar-vos dos produtos que utilizo, indicados para peles mistas com tendência a serem oleosas.

A Minha Rotina de Cuidados com o Rosto para o Verão

Rotina Diurna

Depois de várias pesquisas na área dos cuidados de rosto cheguei à conclusão de que prefiro rotinas de skincare sem muitos passos. A minha visão é de que os cuidados de rosto devem ser simples e eficazes, sem passos que considero não fazerem muita diferença. Se a rotina for uma coisa chata que nos faz perder a paciência não vamos querer fazê-la. Por esta razão vão ver que tenho rotinas bastante simples de praticamente apenas 4 passos.

1º Passo: Limpeza da Pele

Apesar de muitas pessoas acharem que não se justifica a limpeza matinal da pele porque não têm o rosto sujo, isso não é verdade. Se pensarem bem, enquanto dormimos a nossa pele continua a transpirar e a produzir sebo e por essa razão é importante lavarmos o nosso rosto.
Eu tenho utilizado a Espuma de Limpeza Centella Bubble da iUNIK e adoro. É muito gentil no rosto e tem ingredientes maravilhosos para a pele. Apesar deste produto ficar apenas cerca de 30 segundos no nosso rosto é importante ter ingredientes bons na sua composição. A limpeza da pele é o passo mais agressivo da rotina e por essa razão é importante escolhermos um produto de limpeza adequado.

2º Passo: Sérum

Apesar de eu não considerar que os séruns são 100% necessários numa rotina de cuidados de rosto diurna, tenho vindo a utilizar o Sérum Q10 da The Inkey List e tenho adorado o resultado! O ingrediente Q10 tem um efeito antioxidante, promove a renovação das células e ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo. Este sérum ajuda a reduzir a vermelhidão da pele, dando-lhe um brilho saudável. Para além disso, ele absorve muito bem e deixa a sensação de que não estamos a colocar nada na pele. Na minha opinião este é um sérum 100% válido para utilizar durante o dia de modo a proteger a pele contra as agressões que possam surgir no dia-a-dia.

3º Passo: Hidratação da Pele

Todas nós sabemos que hidratar a pele é importante, mas muitas de nós ainda continuamos a utilizar um creme qualquer para o efeito. É imperativa a utilização de uma creme hidratante indicado para o teu tipo de pele! (Se ainda não sabes o teu tipo de pele faz já download deste Guia para Descobrires o Teu Tipo de Pele).
Para durante o dia gosto de utilizar cremes hidratantes com uma consistência de gel e que sejam rapidamente absorvidos. Tenho utilizado o Coconut Water Cream da First Aid Beauty e adoro-o! Este creme não tem fragrância, é muito leve e tem muitos ingredientes hidratantes! Um dos ingredientes é a dimeticona que ajuda a reter a hidratação da pele, algo muito importante durante o verão, acalma a irritação, minimiza a vermelhidão e protege a pele.

4º Passo: Proteção Solar

A proteção solar é o passo mais importante da nossa rotina de cuidados com o rosto diurna. Sabiam que de acordo com a Fundação de Pesquisa do Melanoma 90% dos melanomas (cancro de pele) são causados pela excessiva exposição da pele à radiação ultravioleta? Por isso sim, a exposição solar desempenha um papel crucial em relação ao nosso risco de doença e uma das melhores formas de o evitar é através da utilização de protetor solar de pelo menos fator 30.
Há imenso tempo que queria experimentar o Protetor Solar Centella Green Level Unscented da Purito e finalmente tive oportunidade de o fazer e tenho a dizer-vos que só tenho coisas boas a apontar sobre este produto! É um protetor super leve, absorve muito bem e não tem a chamada white cast (aquela tira branca que muitos protetores deixam).

Rotina Noturna

Na minha rotina noturna continuo a ser da opinião de que menos é mais! Obviamente esta é a rotina em que temos oportunidade para regenerar a nossa pele de todos os riscos em que a colocamos durante o dia, mas a minha rotina não tem 14 passos como a rotina de skincare coreana, aliás, nem 10 ou 8 passos tem! Continua a ser muito simples, mas a “atacar” todas as necessidades que uma pele tem para ser saudável e é nisso que nos devemos focar.

1º Passo: Retirar a Maquilhagem

Acho que nem preciso de estar aqui a dizer-vos isso, mas infelizmente ainda existem muitas pessoas que têm preguiça de retirar a maquilhagem e isso faz um mal tremendo à pele. A minha rotina de cuidados de rosto à noite começa sempre pela técnica de double cleansing que consiste, como o próprio nome indica, numa limpeza dupla, primeiro ao retirar a maquilhagem e depois ao lavar o rosto com um gel de limpeza.
Para retirar a maquilhagem costumo utilizar água micelar ou um bálsamo desmaquilhante, mas também podem utilizar um óleo. Quanto às águas micelares já experimentei várias com as quais me dei bem, mas a minha favorita é a Sensíbio H20 da Bioderma. No que toca aos bálsamos, a minha fórmula favorita para retirar toda a maquilhagem e sujidade do rosto, o meu favorito é o Bálsamo de Limpeza Original Clean It Zero da Banila Co.

2º Passo: Limpeza da Pele

Este é o único produto que se repete na minha rotina de skincare noturna. Utilizo a mesma Espuma de Limpeza Centella Bubble da iUNIK e adoro! É um produto muito gentil, mas que funciona muito bem na minha pele. Para mim o importante é que limpe bem a pele e não a deixe ressequida como muitos outros produtos de limpeza fazem.

3º Passo: Sérum

Os séruns contêm vitaminas e nutrientes em concentrações elevadas benéficos para a nossa pele e ajudam na resolução dos problemas da mesma. Assim sendo é normal utilizarmos vários séruns na nossa rotina de skincare. Alguns dos seus benefícios passam por uma pele mais radiante, controlo de acne e atenuação do envelhecimento da pele (rugas e as manchas, por exemplo).
Na minha opinião, a rotina de cuidados de rosto noturna é a altura ideal para cuidarmos da nossa pele em profundidade e assim sendo devemos apostar na utilização de séruns, potenciando assim os nossos cuidados de rosto.

Na minha rotina noturna utilizo dia sim, dia não o Sérum de Retinol da The Inkey List que é ótimo para ajudar a regenerar a pele. Mas o Retinol é um ingrediente que sequer alguma aprendizagem antes de ser utilizado.
Um dos séruns que mais gosto é o Sérum Black Snail Restore da iUNIK. Este é um sérum tolerado por peles sensíveis e funciona muito bem em todos os tipos de pele. Ao usarem este sérum podem contar com hidratação e com um de pele mais uniforme e com menos manchas. Ela é absorvido bastante rapidamente e acho-o muito bom no controle do acne, bem como para acalmar a pele.

4º Passo: Hidratação da Pele

Já falei um pouco sobre o passo da hidratação e acho que não tenho muito mais a acrescentar. Nos cremes hidratantes para usar à noite a lógica é a mesma dos séruns, esta é a oportunidade perfeita para dar à nossa pele tudo o que ela possa precisar. Não vejo grandes problemas em utilizar o mesmo creme de dia e de noite, mas eu pessoalmente utilizo cremes diferentes. O meu creme de dia de momento tem uma consistência bastante específica que não preciso para durante a noite. Tenho apostado num hidratante um pouco mais espesso durante a noite para realmente hidratar muito bem a pele, sem ter medo de que ela fique mais oleosa. O creme hidratante que tenho utilizado é o Hidratante Sensíbio AR da Bioderma, não tem fragrância, é perfeito para rosácea, reduz a vermelhidão e acalma muito bem a minha pele e sinto que hidrata muito bem.

Passo Adicional: Esfoliação Química

Este último passo é um passo adicional na minha rotina porque apenas o faço uma ou duas vezes por semana no máximo. Já fiz um artigo sobre esfoliação no qual também falo das Diferenças entre Esfoliação Física e Química. Para além desse artigo, planeio criar mais conteúdo sobre esse assunto, uma vez que sinto que este é um tema que gera muitas dúvidas. Se quiserem saber mais sobre o tema aconselho-vos a lerem o artigo sobre esfoliação, mas digo-vos desde já que prefiro a esfoliação química.
Tenho utilizado uma vez por semana o AHA 30% + BHA 2% Peeling Solution da The Ordinary que alterno com o Peeling Superficial com 10% de Ácido Láctico + 2% HA da The Ordinary e adoro os resultados que eles proporcionam. Ambos os esfoliantes ajudam imenso a melhorar a textura da pele, conferem-lhe luminosidade e atenuam as linhas de expressão.

Contem-me tudo sobre a vossa rotina de cuidados de rosto para os meses de verão! Quero muito saber que produtos utilizam nos vossos cuidados de rosto! Espero que este artigo tenha sido útil e se tiverem alguma dúvida por favor deixem nos comentários!

 

Seguir:
Patrícia Silva
Patrícia Silva

Natural da ilha de São Miguel, nos Açores e licenciada em Relações Públicas e Comunicação, lançou o seu blog em fevereiro de 2018. A autora do I’m Patrícia Silva é uma grande amante do mundo da beleza, tendo uma fraquinho especial por maquilhagem e skincare!

Partilha:

14 Comments

    • Patrícia Silva
      Autor
      1 Julho, 2020 / 15:55

      Não estou muito familiarizada com os produtos da Avène, mas do que tenho conhecimento acho que a marca tem muitos produtos que são hit or miss… De qualquer forma, se te sentes bem e não te causam nenhum transtorno acho muito bem!
      Beijinhos e obrigada pela partilha 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      5 Setembro, 2020 / 12:49

      Eu aconselho um peeling uma vez por semana, ou então uma vez de duas em duas semanas! Faz uma diferença incrível!
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      5 Setembro, 2020 / 12:51

      Eu faço uma vez por semana querida! Se a sua pele não fica sensível, que bom! Mas não esfolie em demasia!
      Muito obrigada pelo apoio!!
      Beijinhos 😘

  1. 5 Julho, 2020 / 19:09

    A minha rotina também é bastante simples como a tua, tenho usado produtos da Simple e da Avène, porque a minha pele é muito sensível e não me dou com qualquer produto. Tenho usado um hidratante do lidl que tenho gostado imenso (por incrivel que pareça).
    Bom post 🙂
    Beijinhos

    • Patrícia Silva
      Autor
      5 Setembro, 2020 / 12:53

      Eu sou fã de rotinas simples, acho que complicar muitas das vezes só trás problemas, as pessoas fartam-se e acabam por não cuidar da sua pele! Por acaso não utilizo produtos de nenhumas destas marcas, mas se te dás bem é o mais importante! Talvez introduzir um sérum antioxidante poderá ser um bom up na tua rotina!!
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      5 Setembro, 2020 / 12:54

      Verdade!! E por isso adoro rotinas simples que não deixam as pessoas fartas de cuidar do seu rosto por terem tantos passos!
      Beijinhos 😘

  2. 24 Julho, 2020 / 9:18

    Nós acrescentamos um tónico sempre depois da limpeza e antes de iniciar o serum. Assim mantemos o pH da pele e ao mesmo tempo retiramos as impurezas que ainda possam ter escapado na limpeza.

    Beijinhos,
    Damsel.me-Clique Aqui

    • Patrícia Silva
      Autor
      5 Setembro, 2020 / 12:56

      Muitas pessoas aplica tónico e eu mesmo durante imenso tempo apliquei também tónicos antes dos séruns e creme hidratante, mas a verdade é que não acho que me faça falta nem noto diferenças na minha pele! No entanto tenho vindo a experimentar um tónico da Pixi Beauty para ver se gosto! Mas continuo a considerar apenas um gasto de dinheiro sem necessidade, pelo menos para mim…
      Beijinhos 😘

    • Patrícia Silva
      Autor
      5 Setembro, 2020 / 13:00

      Super! Mas uma rotina bem simples, pelo menos na minha perspetiva ahah!
      Beijinhos 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.